33 anos de costas voltadas

1960 — A República de Chipre declara a independência do Reino Unido. É liderada por um Presidente grego, o arcebispo Makarios, e por um Vice-Presidente turco, Fazil Kucuk. Segundo o Tratado de Garantia, Reino Unido, Grécia e Turquia são os fiadores da independência do novo país e dispõem do direito de intervir.

1963 — Uma proposta em 13 pontos de revisão constitucional do Presidente Makarios é recebida pelos cipriotas turcos como uma tentativa de alteração da distribuição de poder entre as duas comunidades. A violência explode e, nos anos seguintes, morrem 1000 cipriotas turcos e 200 cipriotas gregos.

1964 — A Resolução 186 da ONU cria a UNFICYP, com a missão de garantir a inviolabilidade da linha de cessar-fogo e da zona-tampão.

1974 — A Junta militar no poder na Grécia desde 1967 apoia um golpe contra Makarios, que foge, só regressando no final do ano. O Governo da Turquia aprova uma intervenção militar. A ilha é dividida.

1975 — Os cipriotas turcos estabelecem uma administração independente, com Rauf Denktash como Presidente. Denktash e Glafcos Clerides, o sucessor temporário de Makarios, acordam uma troca de populações.

1983 — É declarada unilateralmente a República Turca de Chipre do Norte. Apenas a Turquia reconhece o novo país.

2002 — O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, apresenta um plano ao Conselho de Segurança propondo a reunificação da ilha sob uma federação de Estados iguais.

2003 — Pela primeira vez desde 1974, cipriotas gregos e turcos são autorizados a atravessar a fronteira. Até ao final do ano, cerca de 2 milhões de pessoas cruzam a Linha Verde sem incidentes.

2004 — A 24 de Abril, realiza-se nos dois lados da ilha um referendo ao Plano Annan: a Norte, os turcos aprovam-no com 65% de “sim”; a Sul, os gregos rejeitam-no com 70% de “não”. Uma semana depois, a 1 de Maio, a República de Chipre (Sul) adere à União Europeia.

Artigo publicado no Expresso Online, a 4 de outubro de 2007. Pode ser consultado aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *