Uma das cimeiras mais importantes de sempre

Espanha está a investir em África como nunca na sua história. A pensar no desenvolvimento do continente negro mas sobretudo na contenção dos fluxos migratórios ilegais

ILUSTRAÇÃO DO CENTRO MULTIMÉDIA DO PARLAMENTO EUROPEU

José Luis Rodríguez Zapatero qualificou a reunião UE-África de Lisboa “uma das cimeiras mais importantes da história da União Europeia”, considerando que a aposta da Europa no desenvolvimento do continente africano confere-lhe “grandeza política e ética”.

O presidente do governo espanhol afirmou ainda que a Espanha está a apoiar o desenvolvimento de África “como nunca na sua história”, tendo triplicado as ajudas à cooperação — de 500 milhões de euros passou para 1500 milhões de euros em 2008. “É talvez o país europeu e ocidental que mais esforço fez em menos tempo em relação a África relativamente ao cumprimento dos Objectivos do Milénio”.

Zapatero referiu ainda que “a imigração ilegal é um grande fracasso colectivo” e anunciou que propôs aos governantes dos dois continentes a celebração de “um grande acordo Europa-África no sentido de combater a imigração ilegal”. E deu como exemplo a seguir a estratégia espanhola que passa pela reordenação dos fluxos migratórios legais e pelo incremento das possibilidades de emprego nos países africanos.

Artigo publicado no “Expresso Diário”, a 9 de dezembro de 2007. Pode ser consultado aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *