Seis igrejas cristãs disputam o espaço à volta da tumba de Jesus, no Santo Sepulcro. Como não se entendem, dois clãs muçulmanos guardam o templo
Todos os dias, pelas quatro horas da madrugada, Wajeeh Nuseibeh cumpre o mesmo ritual: atravessa a Cidade Velha de Jerusalém na direcção do bairro cristão e abre a pesada porta de madeira da Igreja do Santo Sepulcro — o mausoléu mais venerado pelos cristãos, que no próximo domingo celebram a ressurreição de Cristo. Ao pôr-do-sol, cumpre a tarefa inversa: após dar três pancadas num batente de ferro, a espaços de meia hora, fecha à chave o templo que encerra o local da crucificação e o túmulo de Jesus.
Seria uma tarefa igual a tantas outras não fosse Wajeeh Nuseibeh… um muçulmano. Há mais de 800 anos que os Nuseibeh são os guardiães do Santo Sepulcro e aqueles que deitam “água na fervura” quando as seis igrejas cristãs que disputam as capelas, os túneis e as grutas no seu interior — católicos, gregos ortodoxos, arménios ortodoxos, coptas, sírios ortodoxos e egípcios ortodoxos — se envolvem em conflitos.

Desde 1852 que os direitos de propriedade no interior do Santo Sepulcro, que abriga as últimas cinco estações da Via Dolorosa e é visitada por peregrinos desde o século IV, estão regulados por um statu quo estabelecido pelo sultão otomano Abdul Majid. Os gregos ortodoxos, os católicos romanos e os arménios dividem responsabilidades nos sítios mais importantes do Santo Sepulcro — o Calvário, o sítio onde Cristo foi crucificado, e o Edículo, a construção em madeira que envolve o túmulo —, cabendo aos gregos a parte de leão.
Mas, por vezes, surgem tensões relativas ao direito de limpar determinada superfície ou de rezar numa qualquer área. No passado mês de Novembro, monges gregos e arménios chegaram a vias de facto quando os gregos tentaram colocar um dos seus padres à entrada do Edículo durante uma procissão dos arménios. A rixa foi sangrenta, obrigando a polícia israelita a entrar no Santo Sepulcro para apartar as hostes.
“Como todos os irmãos, eles têm problemas. Nós ajudamo-los a resolver as disputas. Somos neutrais. Somos as Nações Unidas. Ajudamos a preservar a paz neste lugar sagrado”, disse Nuseibeh, de 55 anos, ao diário norte-americano “San Francisco Chronicle”.

Uma vez por ano, as três maiores igrejas cristãs — gregos ortodoxos, católicos romanos e arménios — renovam publicamente o seu pedido aos Nuseibeh para serem os “zeladores e porteiros” do Santo Sepulcro. Mas a guarda do templo não se esgota neles. Uma outra família muçulmana — os Judeh — é responsável por guardar a chave da porta do templo durante a noite.
À semelhança das igrejas cristãs no interior do Santo Sepulcro, também os dois clãs muçulmanos não evitam a rivalidade na hora de esclarecer qual dos dois tem o papel mais importante. Os Judeh têm a chave e acham que os rivais não são ninguém sem ela; os Nuseibeh abrem a porta e consideram que os outros não passam de assistentes ao seu trabalho.
A guarda muçulmana do Santo Sepulcro é tão antiga quanto a conquista islâmica de Jerusalém, no século VII. Na época, os Nuseibeh foram encarregados de proteger os lugares cristãos da Cidade Santa. Em 1099, a família foi expulsa pelos Cruzados, recuperando o estatuto 88 anos depois, quando o lendário Saladino reconquistou Jerusalém para o Islão. Desde então, os dois clãs garantem a paz dentro do Santo Sepulcro.
DOZE MOMENTOS NA VIDA DE JESUS CRISTO
1 ANÚNCIO
“Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”. No local onde, segundo o Evangelho de S. Lucas, o arcanjo Gabriel anunciou a maternidade a Maria, ergue-se hoje uma moderna igreja católica — a Basílica da Anunciação, concluída em 1969. Este projecto do arquitecto italiano Giovanni Muzio concretizou-se sobre as ruínas de cinco igrejas que existiram no local entre 356 e 1955. O templo situa-se na cidade israelita de Nazaré, nas colinas da região da Galileia, onde se estima que Jesus tenha passado os seus primeiros anos de vida. Nazaré tem 65 mil habitantes, a maioria dos quais são cidadãos israelitas de cultura árabe — um quinto da população de Israel é árabe. Para a comunidade católica local (cerca de 7000 pessoas), a Basílica da Anunciação é a sua igreja matriz.
2 NASCIMENTO
Imperava o romano César Augusto na região quando foi publicado um édito obrigando cada pessoa a recensear-se na sua cidade de origem. José da Galileia pôs-se ao caminho até Belém, a cidade de David, de onde era natural a sua família, com Maria, a esposa grávida. Segundo Marcos, “ao estarem eles ali, completaram-se os dias de ela dar à luz; e deu à luz o seu filho primogénito, e envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles no alojamento”. A gruta onde Jesus terá nascido está situada no subterrâneo da Basílica da Natividade, na cidade palestiniana de Belém (Cisjordânia), uma igreja com origem no ano de 332. Desde 1852, a custódia do templo é partilhada por católicos (que celebram o Natal na noite de 24 de Dezembro) e ortodoxos gregos e arménios (que o vivem, respectivamente, a 6 e 18 de Janeiro). Na gruta, uma estrela de prata incrustada no chão de mármore assinala o local do nascimento. Sobre a estrela, 15 lâmpadas estão permanentemente acesas: seis são ateadas pelos gregos, cinco pelos arménios e quatro pelos católicos.
3 FUGA PARA O EGIPTO
Num sonho, um anjo alerta José para a sentença de morte emitida por Herodes contra os primogénitos. “Levanta-te, toma o menino e a sua mãe, e foge para o Egipto, e fica lá até que eu te diga; porque Herodes procurará o menino para o matar”, relata S. Mateus. Crê-se que um dos locais onde a Sagrada Família pernoitou foi Gaza, onde outrora morrera o mítico Sansão. Do Egipto, os três só regressariam a Nazaré após a morte de Herodes.
4 BAPTISMO
Aos 27 anos Jesus foi baptizado por João Baptista, em “Betânia, do outro lado do Jordão”. Pensa-se que o ritual aconteceu no actual território jordano, onde escavações iniciadas em 1996 revelaram mais de 20 igrejas, grutas e tanques romanos e bizantinos. Na margem israelita do Jordão, Yardenit — onde se realizam baptismos colectivos — disputa a autenticidade do local.
5 JEJUM NO DESERTO
Após o baptismo, Jesus retirou-se para o deserto para jejuar e rezar durante “40 dias e 40 noites” — tendo sido, por três vezes, tentado por Satanás. A tradição diz que o episódio aconteceu no Monte Quarntal, a noroeste da cidade palestiniana de Jericó. Em 1895, os gregos-ortodoxos construíram o Mosteiro da Tentação, envolvendo o local onde, acreditam, Jesus esteve sentado durante o jejum.
6 PRIMEIRO MILAGRE
Nos mapas, surge como Kafr Kanna, mas esta cidade árabe do Norte de Israel é mais conhecida pelo nome com que é referida na Bíblia — “Canã da Galileia”. Foi aqui que, julga-se, Jesus fez o seu primeiro milagre, durante um casamento, onde comparecera acompanhado pela mãe e por discípulos. Ao ver que o vinho acabara, Jesus ordenou aos criados que enchessem “jarras com água”. Quando o líquido foi servido aos convidados, nos copos caiu vinho. Em 1883, em Kafr Kanna, foi consagrada a Igreja do Milagre, construída pelos franciscanos. No seu interior, estão expostas jarras supostamente usadas no banquete bíblico. E nas bancas de recordações da cidade, não faltam, à venda, garrafas de “vinho do casamento”.
7 MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E DOS PEIXES
A Bíblia diz apenas que aconteceu num “lugar isolado”, mas é em Tabgha, junto ao Mar da Galileia, que mais se celebra o milagre da multiplicação. Certo dia, quando Jesus seguia de barco, com os discípulos, foi seguido por uma multidão que o queria escutar. Sem comida suficiente, Jesus pegou nos cinco pães e dois peixes que iam no barco e reproduziu-os em abundância. A pedra onde a refeição terá sido servida jaz, hoje, debaixo do altar da Igreja da Multiplicação, reconstruída em 1982, em Tabgha, como uma réplica da igreja original. Junto à pedra, um mosaico datado do século V mostra dois peixes e um cesto de pães.
8 ENTRADA EM JERUSALÉM
Montado num burro e acolhido por uma multidão que agitava folhas de palmeira, Jesus entra triunfalmente em Jerusalém para cumprir a derradeira fase da sua vida. O Domingo de Ramos mais não é do que a celebração desse dia. Crê-se que Jesus entrou pela Porta Dourada, a única das oito portas da Cidade Velha de Jerusalém que, actualmente, está encerrada. Segundo a tradição judaica, é por essa porta que o Messias entrará na Cidade Santa. Para o impedir, em 1541, o Sultão Suleiman I mandou selá-la. Paralelamente, os muçulmanos começaram a enterrar os seus mortos do lado de fora do portão convencidos de que o Antigo Testamento proíbe o Messias de contactar com mortos. Com um cemitério à entrada da Porta Dourada, a profecia não se cumprirá, pensam.
9 ÚLTIMA CEIA
Os evangelhos dão poucas pistas, mas pensa-se que o momento celebrizado pela pintura de Leonardo Da Vinci tenha ocorrido no Monte Sião. A tradição cristã aponta o Cenáculo como o local onde Jesus partilhou a sua última refeição com os 12 apóstolos. Estima-se, porém, que essa sala tenha sido construída no período das Cruzadas, o que contraria essa autenticidade.
10 VIA DOLOROSA
Para muitos cristãos em visita à Cidade Velha de Jerusalém, a expressão máxima da sua fé é percorrer a Via Dolorosa — o caminho que Jesus fez desde a condenação de Pilatos até à crucificação. Composta por 14 estações, espalhadas ao longo de 500 metros, a Via Sacra inicia-se no bairro muçulmano, estando a primeira estação localizada no interior de uma madrassa (escola islâmica). Por isso, muitos peregrinos optam por começar na segunda estação, junto ao Mosteiro da Flagelação, de onde todas as sextas-feiras, às 15 horas (quando morreu Jesus), os franciscanos encabeçam uma procissão. Porém, durante a caminhada, a meditação chega a ser impossível. A Via Dolorosa atravessa o bairro árabe e algumas estações estão paredes-meias com lojas e bancas ambulantes do suq Khan al-Zeit. O percurso acaba dentro do Santo Sepulcro.
12 ASCENSÃO
No alto do Monte das Oliveiras, em frente a Jerusalém, ergue-se a Capela da Ascensão, venerada por muçulmanos e cristãos. No interior deste pequeno templo, convivem um mihrab, que aponta a direcção de Meca, e uma pegada numa pedra, que a tradição identifica como aquela deixada por Jesus no momento em que subiu aos céus. Assim termina o evangelho de S. Lucas: “Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus”.
Artigo publicado no “Expresso”, a 10 de abril de 2009


