Cavaco na Turquia… para seduzir

O Presidente da República inicia hoje uma visita oficial à Turquia. Cavaco Silva quer reafirmar o apoio português à adesão da turca à União Europeia e cativar o interesse dos empresários locais. Reportagem na Turquia

Cavaco Silva à conversa com os jornalistas, a bordo do avião que o levou para a Turquia MARGARIDA MOTA

O Presidente da República inicia hoje uma visita oficial à Turquia. Cavaco Silva quer reafirmar o apoio português à adesão da turca à União Europeia e cativar o interesse dos empresários locais. Reportagem na Turquia

A tripulação da SATA mal tinha acabado de servir o almoço quando Cavaco Silva irrompeu pelo corredor do avião, para cumprimentar quem o acompanhava na visita oficial à Turquia — que se inicia hoje.

Quando chegou junto dos jornalistas, deixou-se ficar e, como que retomando os antigos hábitos de professor, discorreu sobre as lições que a Turquia deve tirar do processo português de adesão à União Europeia. Portugal esperou sete anos para aderir à Comunidade.

“As negociações entre a União Europeia e a Turquia só começaram em 2005. A Turquia tem de ter paciência e tem de seduzir a União Europeia, sobretudo a França, a Alemanha e a Áustria, mostrando as suas potencialidades. Foi o que Portugal fez durante sete anos”, afirmou.

Para além do apoio português à integração da Turquia na União Europeia, o Presidente da República partiu para esta viagem — um convite do seu homólogo turco, Abdullah Gul — com vontade de dinamizar as relações comerciais entre os dois países, deficitárias para Portugal.

Na comitiva, seguem cerca de 30 empresários, de áreas tão variadas quanto a construção, a biotecnologia ou a enologia.

Em declarações ao Expresso, Basílio Horta, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), enumera as mais-valias do mercado turco para os empresários portugueses: “É uma das maiores economias do mundo. É um mercado de dezenas de milhões de pessoas, com uma classe média em crescimento”.

“Tem grupos muito ricos, com um grande poder de compra. E está numa região muito importante para nós. Faz fronteira com o Irão, por exemplo, onde, muito recentemente, uma missão económica da Associação Empresarial de Portugal (AEP) teve muitos bons resultados”, revela.

Precisamente na próxima quinta-feira, Cavaco Silva participará no encerramento do Seminário Económico Portugal-Turquia, que decorrerá em Istambul. Terá, então, um palco privilegiado para cativar o interesse dos empresários turcos pelo mercado português.

A atenção dos turcos, essa, Cavaco já cativou. Na sua edição de segunda-feira, o “Today’s Zamam”, um dos mais importantes jornais turcos (em língua inglesa), que foi a Lisboa entrevistar o chefe de Estado português, dedicava-lhe a manchete: “A Europa precisa da Turquia, do seu entusiasmo”, disse o Presidente português. Cavaco já começou a seduzir.

Artigo publicado no Expresso Online, a 12 de maio de 2009. Pode ser consultado aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *