Segredos de Bin Laden desvendados em livro

Um novo livro sobre o líder da Al-Qaeda é hoje lançado nos Estados Unidos. A primeira mulher de Bin Laden e um dos seus filhos revelam segredos até agora desconhecidos

Osama bin Laden PIXABAY

Chega hoje às bancas, nos Estados Unidos, um livro que promete revelações surpreendentes sobre Osama Bin Laden. Escrito por Jean Sasson, autora de vários best-sellers, “Growing Up Bin Laden” baseia-se nos depoimentos da primeira mulher do terrorista mais procurado do mundo e de um dos seus filhos.

Najwa Bin Laden casou-se com o primo Osama aos 15 anos. Teve com ele 11 filhos (sete rapazes e quatro raparigas), entre os quais Omar que se aliou à mãe no relato de dramas, tensões e pormenores quotidianos do líder da Al-Qaeda.

Neste livro, fica-se a saber que o terrorista saudita desaprovava comodidades modernas como a electricidade ou os medicamentos e que pretendia educar os filhos de uma forma espartana.

MITOS DESVENDADOS

Numa noite em Cartum — no início dos anos 1990, após ter sido expulso da Arábia Saudita, Bin Laden refugiou-se no Sudão —, o terrorista conduziu as suas quatro mulheres e os seus 14 filhos por um passeio no deserto. Chegados a um local isolado, ordenou aos filhos mais velhos que fizessem buracos na areia, com tamanho suficiente para neles caberem pessoas. 

Bin Laden acreditava que a guerra entre os muçulmanos e os infiéis ocidentais estava para breve e que a família tinha de estar preparada. Sem água nem comida, toda a família passou a noite em covas.

Najwa e Omar contam também as viagens da família aos Estados Unidos. E desvendam alguns mitos como o de que estaria gravemente doente tendo de transportar uma máquina de diálise para todo o lado.

O livro revela que, embora sofresse de pedra nos rins e de surtos de malária, doença que contraiu quando combatia os soviéticos no Afeganistão, Bin Laden gozava de boa saúde.

Artigo publicado no “Expresso Online”, a 12 de novembro de 2009. Pode ser consultado aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *