Espanha envia mais 500

Segundo o “El País”, o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero vai anunciar o aumento do contingente espanhol no Afeganistão em mais de 50%

A Espanha vai aumentar o seu contingente militar no Afeganistão em mais 500 soldados, escreve o “El País”. A concretizar-se, significará um aumento em mais de 50% da actual missão espanhola que, presentemente, tem no terreno 1000 homens em regime permanente e 70 com carácter temporário.

Espanha responde, assim, positivamente ao pedido efectuado pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que, após anunciar o envio de 30 mil tropas adicionais, solicitou aos seus aliados o reforço da missão da NATO com sete mil tropas suplementares. O Reino Unido já anunciou um contributo de 1200 soldados, a Itália  de 1140, a Turquia enviará mais 875 militares e a Geórgia 750.

A 28 de Janeiro, reunir-se-á, em Londres, uma conferência internacional sobre o Afeganistão. Nessa altura, se tudo correr como o previsto, Portugal já terá enviado para o teatro de operações afegão mais cerca de 150 militares, a acrescentar aos cerca de 100 que presentemente servem no país.

Artigo publicado no “Expresso Online”, a 17 de dezembro de 2009. Pode ser consultado aqui