Filho de Mubarak não será candidato

O filho mais novo de Hosni Mubarak, Gamal, demitiu-se da direcção do partido no poder. Não poderá candidatar-se à presidência do Egito. Reportagem no Egito, com fotos de Jorge Simão 

A televisão estatal egípcia anunciou hoje que Gamal Mubarak, filho do chefe de Estado e apontado como seu sucessor na presidência do país, demitiu-se da direção do Partido Nacional Democrático.

Esta demissão inviabiliza uma eventual candidatura à presidência, nas eleições previstas para setembro. A saída de cena de Gamal era uma das exigências dos manifestantes anti-Mubarak, que continuam reunidos na praça Tahrir.

O secretário-geral Safwat al-Sharif também deixou a liderança partidária. “Os membros do comité executivo demitiram-se. Foi decidido nomear Hossam Badrawi secretário-geral do partido”, anunciou a televisão. Hossam Badrawi é considerado um reformista.

Hosni Mubarak continua líder do partido. Esta semana, num discurso à nação, anunciou que não se recandidatará à presidência. Os manifestantes exigem que ele abandone o país imediatamente e que saia do país.

Artigo publicado no “Expresso Online”, a 5 de fevereiro de 2011. Pode ser consultado aqui

DOSSIÊ CRISE NO EGITO NO SITE DO “EXPRESSO”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *