Opositores a Mohamed Morsi realizaram hoje a manifestação do “Último aviso” junto ao palácio do Presidente. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo
Milhares de pessoas concentraram-se hoje junto ao palácio presidencial do Cairo, na área de Heliopolis, num protesto anti-governamental a que deram o nome de “Último Aviso”. Alguns manifestantes tentaram quebrar o cordão de segurança em redor do edifício, tendo a polícia respondido com gás lacrimogéneo.
“Duas fontes citadas pela Reuters, mas não identificadas, garantem que o Presidente abandonou o palácio durante os protestos.”
Os manifestantes pediram a anulação do decreto constitucional de 22 de novembro, com o qual o Presidente Mohamed Morsi alargou substancialmente os seus poderes. Protestaram também contra o referendo à nova Constituição, previsto para o próximo dia 15, dizendo que o texto foi aprovado de forma apressada.
“O povo quer o fim do regime”, gritaram os manifestantes, socorrendo-se do mesmo slogan com que em fevereiro de 2011 contribuíram para o derrube de Hosni Mubarak. O Egito vive a pior crise política desde o início da revolução.
Artigo publicado no “Expresso Online”, a 4 de dezembro de 2012. Pode ser consultado aqui