Conferência DE paz adiada para julho

Previstas para 25 de junho, em Genebra, as conversações de paz visando o fim do conflito na Síria foram adiadas. Deveriam sentar à mesma mesa regime e oposição

Na Síria, “as partes não estão preparadas” para conversações de paz, disse hoje Lakhdar Brahimi. O enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe para o conflito sírio proferiu a afirmação após uma reunião preparatória, em Genebra, com representantes norte-americanos e russos.

Segundo a agência Reuters, a reunião que visava discutir a organização da Conferência de Genebra sobre o conflito, prevista para 25 de junho, terminou sem acordo relativamente à participação do Irão no encontro. Teerão é, à semelhança da Rússia, um forte apoiante do regime de Damasco. 

“A questão mais difícil prende-se com o universo de participantes na conferência”, afirmou Gennady Gatilov, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência Interfax. Gatilov confirmou que a Conferência de Genebra, que visava reunir regime e oposição, não se realizará antes de julho.

Artigo publicado no “Expresso Online”, a 5 de junho de 2013. Pode ser consultado aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *