Portugal pede “investigação urgente” na Síria

Uma carta assinada por 37 países pede ao secretário-geral Ban Ki-moon que a ONU investigue as suspeitas de uso de armas químicas na Síria. Portugal é um dos signatários

Portugal é co-signatário de uma carta endereçada ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, solicitando “uma investigação urgente” a propósito das “alegações de uso de armas químicas no ataque nos subúrbios de Damasco”, conhecido na quarta-feira de manhã.

“Estamos conscientes que a Missão da ONU encontra-se em Damasco. Pedimos que faça tudo o que lhe for possível para garantir que a missão tenha acesso urgente a todos os locais relevantes e fontes de informação”, diz o documento, com data de quarta-feira.

A carta, divulgada na quinta-feira à tarde, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi assinada por representantes de 37 países. Em representação de Portugal, assina-a Cristina Maria Cerqueira Pucarinho, encarregada de negócios na Missão Permanente de Portugal na ONU, em Nova Iorque.

Pressão sobre Damasco

A missão de inspetores das Nações Unidas chegou a Damasco no domingo passado para investigar “o alegado uso de armas químicas denunciado pelo Governo da Síria em Khan al-Assal bem como duas outras alegações de uso de armas químicas denunciadas por Estados membros”, da ONU, informou, em comunicado, o gabinete do secretário-geral da organização.

Composta por 20 membros, a delegação é chefiada pelo sueco Åke Sellström, perito em armas químicas. “O Professor Sellström está em discussões com o Governo sírio sobre todos os assuntos relacionados com o alegado uso de armas químicas, incluindo este incidente mais recente”, continuou o comunicado.

Paralelamente, Ban Ki-moon enviou para Damasco a sua Alta Representante para as Questões do Desarmamento, a alemã Angela Kane, para pressionar as autoridades de Damasco a viabilizarem uma investigação.

Artigo publicado no “Expresso Online”, a 22 de agosto de 2013. Pode ser consultado aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *