A oposição síria garante que haverá ação muito em breve. Um governante norte-americano diz que se aguarda apenas uma decisão do Presidente Obama
Fontes da oposição ao regime sírio garantiram à agência Reuters que está iminente um ataque ao território. “Foi dito à oposição, de forma clara, que nos próximos dias poderá haver ação para impedir o uso de mais armas químicas por parte do regime de Assad. E que a oposição deverá preparar-se para conversações de paz em Genebra”, afirmou, hoje, uma fonte não identificada.
Segundo a Reuters, a fonte citada participou numa reunião realizada num hotel em Istambul entre membros da Coligação Nacional Síria (CNS), o principal grupo da oposição apoiado pelo ocidente, e enviados de 11 países “amigos da Síria”.
Entre os presentes estiveram Ahmad Jarba, presidente da CNS, e Robert Ford, enviado dos Estados Unidos para o problema na Síria. Segundo a Reuters, Jarba apresentou uma lista de dez potenciais alvos, que inclui o Aeroporto Militar Mezze, nos arredores de Damasco, e instalações da Quarta Divisão Mecanizada, uma unidade de elite chefiada por Maher al-Assad, o temido irmão do Presidente, e composta sobretudo por alauitas, a comunidade de Assad.
Qual a opção de Obama?
Em entrevista à BBC, o secretário de Defesa dos Estados Unidos disse, hoje, que as forças norte-americanas “estão prontas” para “cumprir e corresponder ao que o Presidente (Barack Obama) decidir”, disse Chuck Hagel.
Em território sírio há mais de uma semana, uma equipa de inspetores das Nações Unidas tenta investigar o incidente de 21 de agosto, nos arredores de Damasco, onde se suspeita que centenas de pessoas tenham morrido após um ataque com armas químicas.
Na segunda-feira, a missão da ONU foi alvo de disparos por parte de atiradores furtivos, mas conseguiu aceder ao bairro de Mouadamiya, uma das áreas atacadas. Os inspetores recolheram amostras de sangue e entrevistaram várias vítimas. Uma segunda visita está prevista para quarta-feira.
Artigo publicado no “Expresso Online”, a 27 de agosto de 2013. Pode ser consultado aqui