Em dia de eleições, as assembleias de voto transformam-se num miradouro para os vários rostos que compõe a sociedade israelita
Em Israel, vivem hoje mais de nove milhões de pessoas, entre centros urbanos cosmopolitas, como Telavive, ou áreas inóspitas, como o deserto do Negev. Gente que já nasceu neste país criado em 1948 ou que para ali imigrou, vinda dos quatro cantos do mundo, procurando a felicidade na terra dos ancestrais.
A esmagadora maioria da população israelita, a rondar os 75%, é composta por judeus de várias proveniências. Quase um milhão deles são oriundos da antiga União Soviética. Cerca de 20% é de cultura árabe e religião muçulmana ou cristã. No seio desta minoria, uns 200 mil são beduínos (nómadas), que palmilham sobretudo o Negev.
Em dia de eleições, todos são Israel, incluindo os cerca de 500 mil colonos judeus que ocupam o território palestiniano da Cisjordânia, e que também votam.
FOTOGALERIA
A inevitável “selfie” numa assembleia de voto em Telavive, capital de Israel CORINNA KERN / REUTERSUm grupo de judeus ultraortodoxos vota na cidade de Bnei Brak MENAHEM KAHANA / AFP / GETTY IMAGESUma jovem árabe vota perto de Haifa AHMAD GHARABLI / AFP / GETTY IMAGESCom temperaturas a superar os 30 graus, a vontade de muitos israelitas aproveitarem o feriado eleitoral para se refrescarem foi uma forte concorrência à ida às urnas GIL COHEN-MAGEN / AFP / GETTY IMAGESUma pausa para votar durante o passeio com o fiel amigo, em Rosh HaAyin AMIR LEVY / GETTY IMAGESBeduínos informam-se sobre os locais de votação, na cidade de Beersheva HAZEM BADER / AFP / GETTY IMAGESPara muitos israelitas, votar é também uma oportunidade para fazer pedagogia juntos dos mais novos RONEN ZVULUN / REUTERSMulher judia acompanhada por quatro crianças vota no colonato de Adora, no território palestiniano ocupado da Cisjordânia AMIR COHEN / REUTERSPai e filho partilham um dia diferente AMIR LEVY / GETTY IMAGESIsraelitas muçulmanas aguardam a sua vez de votar, numa assembleia da cidade de Rahat AMIR COHEN / REUTERSDescontração e boa disposição numa secção de voto de Telavive CORINNA KERN / REUTERSUm judeu vota com tranquilidade ILIA YEFIMOVICH / GETTY IMAGESUma dos 6.394.030 eleitores com direito a votar neste escrutínio ILIA YEFIMOVICH / GETTY IMAGESFamília beduína residente no Negev regista-se para votar, em Beersheva HAZEM BADER / AFP / GETTY IMAGESEleitora com segurança apertada em Rosh HaAyin AMIR LEVY / GETTY IMAGESMulheres árabes, uma exercendo o direito ao voto, outra em serviço na mesa OREN ZIV / GETTY IMAGESPai e três filhos judeus, na capital de Israel, Telavive GIL COHEN-MAGEN / AFP / GETTY IMAGESMuçulmanas conservadoras preparam-se para votar em Beersheva HAZEM BADER / AFP / GETTY IMAGESJudia conservadora vota em Bnei Brak MENAHEM KAHANA / AFP / GETTY IMAGESUm homem, dois cães, um papagaio e um destino, numa assembleia de Telavive GIL COHEN-MAGEN / AFP / GETTY IMAGES
Artigo publicado no “Expresso Online”, a 17 de setembro de 2019. Pode ser consultado aqui
Jornalista de Internacional no "Expresso". A cada artigo que escrevo, passo a olhar para o mundo de forma diferente. Acho que é isso que me apaixona no jornalismo.